segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Outubro Rosa


   O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
 A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.




   A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
    A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.



Obelisco do Ibirapuera
São Paulo-SP 02/10/2002
   A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa    Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.




O que é?




O câncer de mama é o resultado de um processo celular desordenado, que se transforma num tumor maligno na área das mamas.
Quanto mais rápido e precoce o diagnóstico, menor é a chance de comprometimento em outros órgãos e maior a possibilidade de cura da paciente.
Isso significa que é preciso identificar o tumor no início do seu surgimento, o que pode aumentar as chances de cura em 95%. A detecção precoce pode ocorrer através do autoexame e a mamografia, que é um raio-X da área das mamas.




Causas


A carga genética e o histórico familiar são as principais causas do câncer de mama, mas não são as únicas. Uma alimentação saudável, prática de atividade física e controle do peso corporal podem evitar até 28% dos casos.

Atualmente, no Brasil, o câncer de mama é o principal responsável pela morte de pessoas do sexo feminino, correspondendo a 15% das mortes por câncer entre as mulheres.

A melhor forma de prevenção é divulgar, informar e fazer o seu exame.
Use rosa pink, rosa antigo, rosa claro. Compartilhe o rosa. Informação é a melhor forma de se
prevenir.

 E a Beauty Color, está conosco tb!



  Bom meninas,  ajudem divulgar a campanha, afinal previnir é a melhor solução!!

15 comentários:

  1. Eu apoio totalmente esta campanha. Mesmo com tantos esclarecimentos ainda é um dos câncer que mais acomete as mulheres e homens também (em menor número). Necessário os exames anuais sempre. Não podemos ser displicentes com nós mesma.

    Beijos,
    @MuraldeBeleza
    http://muraldebeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Misma

    Adorei encontrar vc aqui na blogolândia. Sou Kinha do blog AMIGA DA MODA e vim conhecer seu espaço. Gostei e já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.

    Bjooooooooooooo......................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post!! (:

    beijo!
    kawaiitotemo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu apoio essa campanha, causa nobre!!

    Beijinhos
    http://tvfabulous.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. ja faço parte da campanha...

    bjo!!!!

    ResponderExcluir
  6. Querida ,estou seguindo seu blog aqui ,e também estou participando do Outubro Rosa ,junto da Beauty Color ,e adorei fazer essa divulgação !*
    Dá uma passadinha lá no blog !* :)
    Beijos *
    http://queridosesmaltes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá querida adorei e estou contigo nessa luta semana passada eu pus um post sobre a campanha e temos que colocar a saude em primeiro lugar nas nossa vidas e passando para te desejar um otimo dia para ti e dá uma passadinha no meu blog Bjãoooo*-*
    www.dettinhaesperta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Vou usar e abusar com rosa e ainda por cima divulgar essa campanha linda! Tem coisa melhor?
    Flor, da uma passadinha no blog? Ta atualizadissimo te esperando hahaha
    Beijaao, @Makefan7asy

    ResponderExcluir
  9. Também fiz esse post!

    Estamos juntos nessa campanha!

    Bjus
    pepperscrap.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu super apoio essa campanha que é fantástica.

    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storiesandadvic

    ResponderExcluir
  11. É ótima essa iniciativa! Espero que dê certo e vá pra frente!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  12. É uma ótima iniciativa! Espero que dê certo e vá para frente!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir