terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cuidados com as unhas



Dizem que pintar as unhas com esmalte escuro fortalece as unhas. Mas na verdade, não tem nada há ver! O tom do esmalte não altera a densidade ou a dureza das unhas. A fórmula dos esmaltes, tanto claros, como escuros, é a mesma. E mesmo aqueles que contêm vitaminas, não influenciam no crescimento, já que devido às substâncias neles presentes, acabam é enfraquecendo as mesmas.

Por isso, deixá-las por um tempo sem esmalte é muito bom. Ajudando, assim, na recuperação, devolvendo o brilho e impedindo que quebrem com facilidade. Eu mesma sei que é muito difícil ficar com as unhas "peladas", mas já que nós, esmaltemaníacas, não gostamos nada disso, uma boa opção, é tirar o esmalte um dia antes da nova pintura e hidratar com azeite.

Quanto ao uso da base, sei que muitas vezes, nós passamos ela por cima do esmalte, para dar aquele brilhozinho... Mas como o próprio nome já diz, ela serve como base para o esmalte, preparando, hidratando, e e ajudando a proteger contra os agentes agressivos da pintura.

Sabiam que a acetona é super prejudicial? Ela tb enfraquece as unhas. O ideal é ser trocada por removedores oleosos, que na hora de retirarem os esmaltes, ajudam na hidratação.


E as danadinhas das cutículas? Tirar ou não? Fora do Brasil, grande parte da mulherada, não tiram. E elas estão super certas. Pois a retirada constante pode levar a um processo inflamatório do local, pois deixa as unhas e os dedos vulneráveis a vírus e proliferação de bactérias e fungos. O recomendável é empurrá-las e usar hidratantes diariamente. Com o tempo elas vão diminuindo. Eu mesma já estou fazendo isso. Afinal, quanto mais tiramos, mais elas crescem depressa. Isso, porque ao removê-las, nosso organismo entende que as unhas estão desprotegidas.

Mais uma causadora do enfraquecimento é a unha postiça. Quando usada com frequência, acaba criando um espaço entre elas e as unhas, que permite a umidade, onde pode haver proliferação de fungos. Sem contar que elas são mais pesadas que as nossas unhas naturais.

Vc tem mania de lixar a superfície da unha para estimular o crescimento? Saiba que tal procedimento não influencia nem na espessura. Só prejudica a proteção e contribui para o enfraquecimento.

Portanto, não esqueçam de sempre hidratá-las, nem fiquem fazendo aquelas dietas radicais, nem friccionado-as, e nem abusando de substâncias que as desidratem, como a acetona. A saúde e beleza das unhas dependem muito disso. 

Quero ver todas vcs com as unhas bem bonitas e saudáveis agora, ok?






Nenhum comentário:

Postar um comentário