quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Dicas para amenizar as olheiras


Que companheira mais chata essa! Basta as olheiras darem o ar da graça, que ficamos com aquela cara de cansada, parecendo que não dormimos faz dias, destruindo a estética do rosto! Aff...

Elas surgem devido a ação da melanina que é o pigmento que dá cor à nossa pele. Há casos em que elas aparecem devido à herança genética, já em outros, é porque os vasos da área dos olhos dilatam, levando mais sangue à região, forçando assim a pigmentação. E como a pele abaixo dos olhos é muito fina, quanto mais transparente ela for, mais escura será a aparência.

A falta de sono é uma das principais causas do problema. Mas há motivos variados para elas aparecerem. Pode ser por herança genética, cansaço, bebida, fumo, pálpebras muito transparentes, má alimentação, estresse, doenças sistêmicas e até pelo período pré-menstrual. 

Dermatologistas dizem que ainda não existem uma forma eficaz de prevenção, então a solução é apelar para pequenas atitudes que ajudam a atenuar as olheiras e o inchaço. Já que, infelizmente (tb!), à medida que envelhecemos, elas provavelmente ficarão mais visíveis e permanentes.

Compressas de chá de camomila ou chá-verde contrai os vasos sanguíneos. Elas devem ser bem concentradas e esfriadas no freezer por alguns minutos, para depois cobrir por dez minutos os olhos.


Compressas de mamão e leite também ajudam a clarear. Os dois juntos, promovem hidratação, renovação e clareamento da pele. É só fazer uma papinha, batendo meio mamão papaia com 100 ml de leite (integral para peles secas e desnatado para peles oleosas). Pode passar direto ou colocar em uma gase, deixando por 15 minutos sobre as olheiras e lavando em seguida. Mas esse método, deve ser feito no mínimo a cada 15 dias.



Rodelas de pepino ou batata. Não são tão eficientes quanto os chás, mas dá uma melhorada instantaneamente.


Massagem. Na correria do dia-a-dia, fica difícil, mas dê um jeito de separar 2 minutinhos de massagem, depois que acordar. Use o dedo anular, começando do canto interno dos olhos, tanto nas pálpebras quanto abaixo dos olhos. Finalize com suaves batidinhas usando os dedos indicador e médio, alternadamente.


Mas não esqueçam de reduzir o sal e o consumo de álcool, pois eles retêm os líquidos nas células, deixando a região dos olhos inchada.



Cremes hidratantes. Hidratar essa região também é muito importante, pois contribui para aumentar a espessura da pele, disfarçando, então, os vasinhos dessa área.


E é lógico, ter sempre à mão, e até mesmo se for para uma ilha deserta, aquele velho amigo e fiel escudeiro: o Corretivo




E vcs? Qual truque usam?





4 comentários:

  1. Lidiaaa minha linda eu sempre tive olheiras aff é um saco mesmo, já tentei de tudo verdade, todas essas receitas acima e muito mais. Mas o que me salva de verdade é o corretivo tenho sempre na bolsa.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas :)

    Amei o seu blog querida, parabéns, já estou seguindo :) Segue o meu também? Está tendo sorteio por lá :D
    http://dedinhosnamoda.blogspot.com

    Beijos ;**
    Victória Costa,
    @dedinhosnamoda

    ResponderExcluir
  3. É tão ruim ter olheiras, né. Obrigada pelas dicas, eu sou viciada em corretivo.
    Bjs

    ResponderExcluir